quinta-feira, 11 de junho de 2009

Comportamento .... (Extraído).....

O crescimento, desde a infância até a idade adulta, se faz em conformidade com as leis naturais.
Claro, existem diversas direções no crescimento. Atingir a maturidade física total, por exemplo, não assegura automaticamente a maturidade emocional ou intelectual. Por outro lado, a dependência física de uma pessoa não significa que esta seja intelectual ou emocionalmente imatura. A dependência é o paradigma do você: Você tem de tomar conta de mim...Você fez a coisa certa... Você não fez a coisa certa....
A independência é o paradigma do eu: Eu sei... Eu sou... Eu tenho...
A interdependência é o paradigma do nós: Nós podemos fazer... Nós podemos cooperar... Nós vamos unir... As pessoas dependentes precisam uma das outras para conseguir o que desejam. As independentes conseguem obter o que desejam através de seu próprio esforço. Os independentes combinam seus próprios esforços com os esforços dos outros para conseguir um resultado muito melhor.
Não é difícil perceber que a independência revela mais maturidade do que a dependência. A independência não é suprema. O paradigma social privilegia a independência. O conceito de interdependência, tão mal compreendido, lembra a dependência. Encontramos muitas pessoas, às vezes por razões egoístas, destruindo tantas coisas em suas vidas... Por vezes é preciso mudar as circunstâncias. Mesmo que as condições sejam favoráveis, a imaturidade e a dependência persistem.
A interdependência é um conceito muito mais maduro e avançado. Temos que usar a ferramenta adequada para a realidade. Como pessoa interdependente, tenho a oportunidade de me relacionar de modo mais profundo e significativo com os outros... É uma escolha que só pessoas independentes podem fazer. Os dependentes não conseguem atingir a interdependência, não possuem personalidade suficiente, não conhecem a si mesmo.
Conforme nos tornamos independentes, adquirimos as bases para real independência. Concentre-se paulatinamente, dano um passo de cada vez, em harmonia com as leis da natureza e do crescimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário