sexta-feira, 6 de novembro de 2009

AS MULHES DA BÍBLIA --- REBECA/UMA MULHER DE FÉ HESITANTE.

Rebeca certamente, figura entre as jovens mais atraentes da Bíblia. É descrita como pura e bela (Gn 24:16), cortes e prestativa (v. 18), trabalhadora (vs 19-20), bem como responsável e confiável (v.58). Foi escolhida como pretendente de Isaque.
Rebeca ofereceu-se para fazer serviços simples (v.19). que lhe abriu as portas para um destino grandioso preparado por Deus para sua vida por meio de suas responsabilidades diárias. Sua coragem e fé a motivaram a aventurar-se saindo de um ambiente familiar e de perto dos amigos para algo desconhecido (uma nova vida em terra estranha).
Deus recompensou a fidelidade de Rebeca com um casamento monogâmico, que começou com romantismo e afeição (v.67- Gn 26:8). Em resposta à oração de Isaque pela fertilidade da esposa, Deus retirou sua esterelidade com o nascimento de gêmeos: Esaú e Jacó (Gn 25:21).
Anos depois, a fraqueza de Rebeca evidenciou-se particurlamente em dois aspectos: Na falta de respeito por seu marido e por sua liderança e na demonstração de favoritismo com relação a seus filhos, o que trouxe rivalidade, engano e brigas para seu lar (Gn 25 e 26 - Prov 28 que fala de favoritismo). A fé corajosa que Rebeca demonstrou quando jovem vacilou, e ela tomou em suas mãos o direcionamento do futuro de seus filhos. Talvez seu discernimento sobre seus filhos a fazia reconhecer Esaú como mundano e aventureiro (Gn 26:36 e 35) e Jacó como possuidor de maior potencial e sensibilidade espiritual (Gn 25:31). Ainda por sua própria afinidade com relação a um dos filhos (Gn 25:28) ou por uma forte fé no plano revelado por Deus (Gn 25:23) tenha sido motivada a enganar Isaque.
De qualquer forma enganar seu marido não tinha desculpas, e o exemplo tão pobre que deu a seus filhos foi, de longe, uma tragédia (Gn 27:12 e 13). Mesmo que sua motivação tenha sido pura, suas ações foram erradas. Pagou um amargo preço vivendo seus últimos anos longe do filho, cuja presença desejava tanto, separada do filho, que para sempre iria lembrar da decepção que a mãe lhe causara, e em um relacionamento quebrado com o marido, que a amara com devoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário