segunda-feira, 16 de novembro de 2009

MULHERES DA BÍBLIA = = = = =ZÍPORA= = = UMA ESPOSA CONTESTADORA.

Esta filha de jetro, o sacerdote midianita, é mencionada por causa de seu casamento com Moisés.
Quando Faraó planejou matá-lo, ele retirou-se para o deserto, passando em seu exílio pelo local hoje conhecido como Penísula do Sinai. Encontrou Zípora no caminho das caravanas e acabou saindo em defesa da moça e de suas irmãs contra alguns desordeiros, junto a um poço perto da casa delas. Jetro ofereceu hospitalidade a Moisés e, subsequentemente, sua filha em casamento.
O primeiro filho de Moisés e Zípora recebeu o nome de Gérson, palavra que tem sua origem em estrangeiro, destacando a posição de Moisés ali. Seu segundo filho foi Eliézer, cujo significado é Deus meu socorro, para lembrar que Deus preservou a vida de Moisés (Êx 18:3,4). Quando Moisés foi confrontado pelo Senhor com sua desobediência, ao deixar de circuncidar seu filho (Gn 17:14), sua vida ficou em perigo. Zípora teve portanto, de circuncidar seu filho Eliézer, a fim de salvar a vida de seu marido (Êx 4:24 e 26). ela o fez com evidente desgosto. A essa altura, Moisés mandou Zípora e seus filhos para casa do pai (Êx 18: 2 e 3). Muitos meses se passaram até que ela se encontrasse com o marido novamente. A libertação do Egito tinha sido realizada e, como líder de seu povo, Moisés os levou até o Monte Horebe, mantendo sua promessa feita a Deus junto da sarça ardente (Êx 3:12). Foi então que Jetro o visitou e a família foi reunida outra vez. Zípora deve ter morrido depois que se juntou a procissão que seguia em direção à Terra Prometida, pois não se tem mais nada registrado a seu respeito. A referência à esposa de Moisés (Nm 12:1) confirma tal suposição. Essa outra esposa era cuxita, talvez adepta dos deuses egípcios.
Zípora permanece como uma mulher enigmática. Seu exemplo nos lembra de que uma esposa que resiste a vontade de Deus não apenas coloca os propósitos divinos em perigo, como também põe em risco a vida espiritual de sua família. No entanto, suas ações rápidas e decisivas parecem ter salvado a vida de Moisés.

Um comentário:

  1. suas informações foram de grande valor!
    Deus continue te usando!
    Paz,
    Bruno Meira

    www.brunobmeira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir