quarta-feira, 28 de abril de 2010

ADORAÇÃO! (EXTRAÍDO)

A PALAVRA ADORAÇÃO TRAZ CONOTAÇÕES MAIS ÍNTIMAS E AFETIVAS, QUE APONTAM PARA EXPRESSÕES DE AMOR (ÁGAPE). ELA NÃO SE MATERIALIZA EM LITURGIA, EMBORA ESTEJA NA GÊNESE DO LOUVOR E DA LITURGIA. A ADORAÇÃO, ASSIM COMO O AMOR, NÃO SE VÊ. O QUE APARECE É SEU RESULTADO EXTERIOR, COMO EXPRESSÃO DRAMÁTICA DA INTIMIDADE. SUAS EXTERIORIZAÇÕES COMPORTAMENTAIS SÃO DE DIFÍCIL RECONHECIMENTO. NUM MESMO MOMENTO, UM DANÇA E OUTRO SE AJOELHA, UM CANTA E OUTRO CHORA, UM LEVANTA AS MÃOS E OUTRO AS CRUZA NO PEITO. NO ENTANTO, QUANDO ADORAM, TODOS AMAM, TODOS SE EXPRESSAM, TODOS OFERECEM SACRIFÍCIO, TODOS SE TRANSFORMAM NESSE MOMENTO DE VERDADE ÍNTIMA, PESSOAL E, MUITAS VEZES COLETIVA.
A ADORAÇÃO NÃO É DIRIGIDA A SEMELHANTES, COMO NO CASO DO LOUVOR A UM FILHO(a). SÓ PODE SER ENTENDIDA EM RELAÇÃO A UMA DIVINDADE. NO CASO DO CRISTIANISMO, A DEUS. TALVEZ POSSAMOS CONCEITUÁ-LA A PARTIR DE UM MOSAICO DE SENTIMENTOS, POSTURAS E ATITUDES, TODOS LIGADOS UNS AOS OUTROS. DIRÍAMOS QUE SIGNIFICA, ENTRE OUTRAS COISAS, PAZ E SEGURANÇA, LEMBRANDO O BEM-ESTAR QUE SENTE A CRIANÇA NOS BRAÇOS DE SUA MÃE. CONTEMPLAÇÃO DE DEUS, NA BELEZA DE SUA SANTIDADE, ADMIRAÇÃO E RESPEITO DA CRIATURA DIANTE DO CRIADOR. QUIETUDE CONTEMPLATIVA, DIANTE DO SEU MISTÉRIO, CELEBRAÇÃO DA VIDA, ENVOLVENDO GRATIDÃO E ALEGRE FRUIÇÃO DO ¨JARDIM¨EM QUE ELE NOS PÔS, PARA VIVER EM SINTONIA CONSIGO MESMO. EXCITAÇÃO DOS AFETOS E EXERCÍCIOS DE AMOR ATIVO EM DIREÇÃO A DEUS E ÀS SUAS CRIATURAS. MISTERIOSAMENTE, A ADORAÇÃO TEM SEMPRE UM SINAL POSITIVO DA EXULTAÇÃO, MESMO EM TEMPOS DE DOR E SOFRIMENTO. NADA, NEM MESMO A TRIBULAÇÃO PODE CONTER A ALMA EM FESTA COM "ADUFES, DANÇAS E CÍMBALOS SONOROS E RETUMBANTES."
EM RESUMO, DIRÍAMOS QUE A ADORAÇÃO ACONTECE NA DIMENSÃO DO CORAÇÃO E REQUER UM PROFUNDO "ESTAR-DE-BEM" COM DEUS, O QUE VALE DIZER QUE A CRIATURA ACEITA E CONCORDA, SEM RESERVAS, COM O QUE DEUS É E FAZ. A ADORAÇÃO ACONTECE NA PROPORÇÃO INVERSA DESSAS RESERVAS. QUANTO MAIORES AS RESERVAS, MAIORES OS IMPEDIMENTOS, AS BARREIRAS INTERNAS À ADORAÇÃO. ELAS ACONTECEM, GERALMENTE, QUANDO O QUE DEUS ESTÁ FAZENDO OU PERMITINDO NOS CAUSA DOR, COMO, POR EXEMPLO, SUA AMOROSA E NECESSÁRIA DISCIPLINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário