quarta-feira, 28 de abril de 2010

ARTE E ADORAÇÃO! (EXTRAÍDO)

AQUELES QUE GOSTAM DE DEFINIÇÕES MAIS CLARAS OBJECTARÃO QUE SOMENTE O HOMEM É CAPAZ DE OLHAR PARA SI MESMO, PARA O MEIO EM QUE VIVE, PARA O SEU CRIADOR E... AGRADECER.
COMO NÃO CONCORDAR COM ESTES ÚLTIMOS? AINDA QUE A DISCUSSÃO POSSA PROSSEGUIR EM MUITAS DIREÇÕES INTERESSANTES, É POSSÍVEL SAIR DELA, COMO QUEM DESCE DO ÔNIBUS PORQUE CHEGOU AO SEU PONTO. E A CAPACIDADE DE GRATIDÃO CONSCIENTE PODE SER O NOSSO PONTO, ENTRE TANTAS OUTRAS COISAS QUE NOS DIFERENCIAM DOS ANIMAIS. POR QUE ESSA CAPACIDADE, EM PARTICULAR? POR QUE NÃO A CAPACIDADE DE AMAR OU ODIAR, DE ESCOLHER, DE OPTAR, DE DECIDIR, OU MESMO A CAPACIDADE DE REFREAR UMA AÇÃO INSTINTIVA? AÍ ESTÁ, PODERIA SER QUALQUER UMA DESSAS, POIS SÃO TODAS REVELADORAS DESSA MESMA E MISTERIOSA HABILITAÇÃO QUE NOS VEIO COM O SOPRO DIVINO.
ESCOLHEMOS A GRATIDÃO COMO REPRESENTANTE DO GRUPO DA CONSCIÊNCIA, POR DOIS MOTIVOS. O PRIMEIRO É A IMPORTÂNCIA QUE AS ESCRITURAS LHE DÃO. O APÓSTOLO PAULO É UM EXEMPLO. ELE CONCENTRAVA-SE NELA AO DEFINIR DOIS TIPOS DE RELACIONAMENTO COM DEUS: - O DAQUELES QUE, TENDO TIDO O CONHECIMENTO DE SUA EXISTÊNCIA, O RECONHECERAM COMO DEUS - E LHE DERAM GRAÇAS- E O DOS DEMAIS, QUE MENOSPREZARAM O DOM DA GRATIDÃO, AO PREFERIREM A IDIOLATRIA, CURVANDO-SE DIANTE DAS AVES, QUADRÚPEDES E RÉPTEIS.
O SEGUNDO MOTIVO NOS LEVA DE VOLTA AO TEMA DA ADORAÇÃO. A GRATIDÃO, ENTENDIDA COMO DOM DE DEUS A TODOS OS HOMENS, HABILIDADE TÃO IMPORTANTE QUE, PAULO, SE TRANSFORMA, EM ELEMENTO DE JUÍZO, TALVEZ SEJA, DE TODAS AS COMPETÊNCIAS DA CONSCIÊNCIA HUMANA, AQUELA QUE TRAGA MAIOR CARGA DE BÊNÇÃO OU DE MALDIÇÃO. ISSO PORQUE ESSA COMPETÊNCIA EM PARTICULAR, CONFORME O PENSAMENTO DO APÓSTOLO, TRAZ EM SI MESMA IMENSA CARGA DE RESPONSABILIDADE, AQUELA QUE SEPARA SERES HUMANOS DE SERES NÃO-HUMANOS. SERES HUMANOS QUE ADORAM O CRIADOR DE SERES HUMANOS QUE ADORAM A CRIATURA. NESTE ÚLTIMO GRUPO, ESTÃO AQUELES QUE ADORAM A SI MESMOS E, EM SUA IDOLATRIA, COLOCAM-SE NO CENTRO DO UNIVERSO. EGOLÁTRICOS, CAUTERIZARAM O PRÓPRIO CORAÇÃO E JÁ NÃO ENTENDEM DE GRATIDÃO. SUAS ALMAS PERDERAM A "ELASTICIDADE" NECESSÁRIA AO RECONHECIMENTO DA GRAÇA. TORNARAM-SE, POR ESSE MECANISMO OBSCURECEDOR DE CORAÇÕES, EMBRUTECIDOS E INCAPACITADOS PARA VERDADEIRA ADORAÇÃO.
DEUS NOS PRESENTEOU COM ALIMENTOS, VESTUÁRIO, ABRIGO, ÁGUA, LUZ, CALOR, CHEIROS, SONS, SENSAÇÕES TÁTEIS E COM SENSORES QUE NOS PERMITEM TER ACESSO A ESSAS REALIDADES E APRECIÁ-LAS: NOSSOS CINCO SENTIDOS.
TENHO A IMPRESSÃO DE QUE O CRIADOR TERMINOU SUA OBRA DANDO AO HOMEM A CAPACIDADE DE PERCEBER A BELEZA. TECNICAMENTE FALANDO, DEUS DEU-NOS O DOM DA ESTÉTICA.
QUANDO O SER HUMANO RECONHECE O CRIADOR NA CRIAÇÃO E CONSCIENTEMENTE LHE DÁ GRAÇAS, DEIXA DE LUTAR CONTRA SUA PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO PARA VIVER, VOLUNTARIAMENTE, UM SEGUNDO MOMENTO: AQUELE SUBLIME ESTADO DE ALMA EM QUE A PERCEPÇÃO E A EXPRESSÃO DO BELO SE LIGA À ADORAÇÃO PELA VIA DA AÇÃO DE GRAÇAS.
AO SER IMPACTADO POR ESSA DIMENSÃO DO SAGRADO, O BELO, A CRIATURA RETORNA AO JARDIM DE DEUS E O ENXERGA DE NOVO (COMO NUNCA DEVERIA TER DEIXADO DE SER) COMO SANTUÁRIO. CHEIO DE TEMOR E FELICIDADE, ELE JÁ NÃO PODE CONTER SUA ADMIRAÇÃO E EXCLAMA, JUNTO COM O SALMISTA:
"E NO SEU TEMPLO TUDO DIZ: GLÓRIA".

Nenhum comentário:

Postar um comentário