terça-feira, 20 de abril de 2010

EMOÇÕES (EXTRAÍDO)

NO LIDAR COM O BELO, NORMALMENTE O HOMEM SENTE NECESSIDADE DE SE EXPRESSAR ADEQUADAMENTE, OU SEJA, COM UMA LINGUAGEM APROPRIADA AO SEU MODO DE PERCEBER ESSA DIMENSÃO DO JARDIM DE DEUS. SE O QUE ELE SABE APRECIAR E EXPRESSAR (ISSO EQUIVALE AOS SEUS DONS PERCEPTIVOS E EXPRESSIVOS) TEM A VER COM SONS, ELE FAZ MÚSICA OU RITMO, ELE CANTA, ELE TOCA, ELE DANÇA. SE SUA EXPRESSÃO TEM A VER COM A LUZ (IMAGENS), ELE PINTA UM QUADRO, CONSTRÓI VITRAIS, FAZ A ILUMINAÇÃO DE UMA PEÇA TEATRAL. SE TEM A VER COM SÓLIDOS, ELE FAZ UMA ESCULTURA OU PLANEJA UMA AMBIENTAÇÃO ARQUITETÔNICA. E DE TODAS ESSAS MANEIRAS ELE USA SEU DOM DE PERCEBER E EXPRESSAR EMOÇÕES.
AO NOS CAPACITAR PARA APRECIAR, IMITAR E CRIAR BELEZA, O CRIADOR ASSOCIOU A ESSA DIMENSÃO DA ALMA HUMANA SENSAÇÕES PODEROSAS E INDISCRITÍVEIS. ESSAS SENSAÇÕES TEM TAL PODER DE NOS MOVER O ÍNTIMO QUE FREQUENTEMENTE NOS LEVAM ÀS LÁGRIMAS. SEU PODER A NÓS MESMOS, É IMENSO. A PALAVRA QUE SE COSTUMA USAR PARA ESSES MOMENTOS SUBLIMES É "ARREBATAMENTO", COMO SE FÔSSEMOS SEQUESTRADOS DO MUNDO COMUM E TRANSPORTADOS PARA UMA DIMENSÃO DE SONHOS, PLENA HARMONIA E SUTILEZA. ESTAMOS FALANDO DO MUNDO DAS BOAS AÇÕES.
COM EFEITO, TODA A ARTE HUMANA É, AO MESMO TEMPO PERCEPÇÃO E EXPRESSÃO EMOCIONAL, POR MEIO DE LINGUAGEM APROPRIADA, AMBAS DONS DE DEUS ÀS SUAS CRIATURAS, AMBAS MARCAS INDELÉVEIS DO CRIADOR. CAPACITAÇÃO, POR UM LADO, PARA GOZAR AS MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES DO SEU AMOR. HABITAÇÃO, POR OUTRO, PARA RETRIBUIR EM FORMA DE AFETUOSA AÇÃO DE GRAÇAS. DEVOÇÃO. ADORAÇÃO. NEM O MAIS EMPEDERNIDO DOS IDOLATRAS PRESENTEIA A DIVINDADE DE SUA DEVOÇÃO COM O QUE CONSIDERA FEIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário