sábado, 18 de abril de 2009

Provérbios Uma Visão!

O que é um provérbio? No termo hebraico é mashal. Seu sentido etimológico é: sentença, ditado, canção satírica. Mas o livro de Provérbios é bem mais que uma simples coleçao de adágios populares. O efeito que se espera do provérbio bíblico não é o de criar impacto nos leitores por citar uma frase de efeito ou fazer um jogo de palavras para mostrar a habilidade verbal do orador. É na realidade, produzir em quem o leia um "Ah, entendi!" É levar a pessoa a compreender, de repente, uma verdade que antes lhe era desconhecida.
Provérbios ensina, portanto a sabedoria. Mas o que é sabedoria?
Não se deve confundi-la com erudição, que é acumulo de informações e dados, mas que nem sempre garantem que a pessoa saberá viver. Sabedoria no conceito bíblico não tem a ver com escolaridade, capacidade intelectual, dominio de tecnologia ou saber científico.
O termo ser sábio que é hakham, traz a ideia de agir sabiamente, estar instruído, ser experiente. Seu uso predominante é moral, no sentido de sabedoria para viver acertadamente, ter uma vida equilibrada, de bom senso. A sabedoria de Provérbios é para se entender as regras da vida feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário