quarta-feira, 5 de maio de 2010

O PRINCÍPIO DA RETALIAÇÃO. (EXTRAÍDO)

É FUNDAMENTAL DISCERNIRMOS ESTES DOIS CONCEITOS NA BATALHA ESPIRITUAL. QUANDO ENTRAMOS SARADOS NA BATALHA, "restaurando os lugares antigamente assolados de geração em geração" ATRAVÉS DE CONFISSÕES E RECONCILIAÇÕES INTERCESSÓRIAS VAMOS COLIDIR COM FORÇAS DEMONÍACAS QUE ESTAVAM INSTALADAS NA LINHAGEM (OU TERRITORIALMENTE).
O INTERCESSOR PODE SENTIR ATÉ FISICAMENTE OS EFEITOS DESTA COLISÃO, PORÉM OS RESULTADOS SÃO NOTÓRIOS E EFETIVOS. O EXEMPLO CLÁSSICO DE COLISÃO FOI A MORTE DE JESUS. AO TOMAR INTERCESSORIAMENTE NOSSO LUGAR, A SERPENTE MORDEU-LHE O CALCANHAR, PORÉM ELE ESMAGOU-LHE A CABEÇA.
A RETALIAÇÃO É QUANDO ENTRAMOS NA BATALHA ESPIRITUAL SEM ARMADURA E COBERTURA. FICAMOS VULNERÁVEIS. AS ARMADILHAS E RETALIAÇÕES SEMPRE ACONTECEM À SOMBRA DE FORTALEZAS ESPIRITUAIS INTERNAS OU "brechas".
QUANDO UMA PESSOA MANTÉM UMA FERIDA ABERTA EM SUA VIDA, ENTÃO AS COISAS SE TORNAM MUITO FÁCEIS PARA O INIMIGO. AS FERIDAS DA ALMA DEBILITAM A PESSOA TORNANDO-A UMA PRESA FÁCIL. O ATAQUE CERTO, NO PONTO CERTO, NO MOMENTO ESTRATÉGICO, PODE FACILMENTE CONDUZIR A PESSOA A UMA ARMADILHA FATAL. CONTRA RETALIAÇÕES NÃO SE ORA, FECHA-SE AS BRECHAS E CURA-SE AS FERIDAS. ORAÇÕES "proibindo toda retaliação do diabo", NA VERDADE, SÃO INGÊNUAS E INOFENSIVAS.
QUALQUER OPORTUNIDADE QUE NOS LEVA A IGNORAR CONFLITOS NÃO RESOLVIDOS É POTENCIALMENTE PERIGOSA. POR UM LADO, A PESSOA TEM UMA FONTE INESGOTÁVEL DE INSPIRAÇÃO E MOTIVAÇÃO BASEADA NA DOR EMOCIONAL QUE SENTE. POR OUTRO LADO, JÁ ESTÁ COM O ANZOL DO INIMIGO NA BOCA.
A POSIÇÃO DE LIDERANÇA SEM A GENUÍNA AUTORIDADE E A CORRESPONDENTE PATENTE QUE VEM DO ALTO IMPLICA NA DINÂMICA DE UM SONHO QUE VIRA PESADELO. O CONFLITO NÃO RESOLVIDO DE HOJE É A CRISE DE AMANHÃ!
JEFTÉ SUBITAMENTE É LEVANTADO COMO LÍDER DA SUA CIDADE. QUEM ESTAVA POR TRÁS DESSA SITUAÇÃO? DEUS OU O DIABO? PODE ATÉ SER QUE AMBOS. INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER COISA, FOI ALGO MUITO PERIGOSO. UM HOMEM FERIDO E MARGINALIZADO DE UM MOMENTO PARA O OUTRO, TORNA-SE O LÍDER DA CIDADE E UM REPRESENTANTE DA NAÇÃO.
ISSO LEMBRA DE MUITOS CASOS NOS QUAIS UM PASTOR SAI ARREBENTADO DE UM MINISTÉRIO E JÁ É CONVIDADO PARA ASSUMIR A LIDERANÇA DE OUTRA IGREJA. OS PECADOS NÃO SÃO RESOLVIDOS E AS FERIDAS NÃO SÃO INVESTIGADAS E MUITO MENOS TRATADAS. TUDO EM NOME DO "amor" E EM PROL DO POTENCIAL E DO CARISMA DA PESSOA.
ASSUMIR UMA POSIÇÃO DE LIDERANÇA SEM ESTAR SUFICIENTEMENTE CURADO É UMA DAS MAIS TERRÍVEIS ARMADILHAS EM QUE UM LÍDER PODE CAIR. É NESSE SENTIDO QUE A BÍBLIA AFIRMA: "O RECEIO DO HOMEM LHE ARMA LAÇOS" (Pv. 29:25).
ESSA BAJULAÇÃO EM FORMA DE "amor" QUE IGNORA A INTEGRIDADE MORAL E UM VERDADEIRO QUEBRANTAMENTO DA PESSOA É UMA AUTÊNTICA CILADA. A TENDÊNCIA DESSAS SITUAÇÕES É DE SE REPETIREM EM PROFUNDIDADE E CONSEQUÊNCIAS CADA VEZ MAIS GRAVES.
OS ANCIÃOS DE GILEADE PRECISAVAM DE UM TESTA-DE-FERRO, E JEFTÉ QUERIA ESTAR POR CIMA DAQUELES QUE ANTES O REJEITARAM. ESTAVA PRONTO A NEGOCIAR QUALQUER COISA POR UMA SITUAÇÃO COMO ESSA. AQUI ESTAVA SUA OPORTUNIDADE DE COMPENSAR SUA INFERIORIDADE PERANTE SUA FAMÍLIA E CIDADE DE ONDE SAIU COM O RABO ENTRE AS PERNAS. INSPIRADO POR ESSA DOR DE SER RENEGADO, ELE LIDEROU O EXÉRCITO DE ISRAEL NA GUERRA. NA VERDADE, PORÉM, ESTAVA MAIS VUNERÁVEL DO QUE PODIA PERCEBER (jz 11:9-10).
JEFTÉ MAL PODIA SE CONTER PENSANDO NESSA VIRADA DE MESA. TINHA TANTA NECESSIDADE DE SE AUTO-AFIRMAR PERANTE SEUS REJEITADORES QUE NEGOCIOU COM DEUS A PONTO DE EXPOR SUA PRÓPRIA FAMÍLIA.
O MAIOR PERIGO DE UMA LIDERANÇA INSPIRADA EM FERIDAS É QUE APESAR DA DEGRADANTE SITUAÇÃO ESPIRITUAL QUE A PESSOA ESTÁ VIVENDO MUITAS VEZES AS COISAS DÃO CERTO. SÓ QUE ISTO PODE DURAR APENAS ALGUM TEMPO.
O MAIS DRAMÁTICO EM TODA ESSA SITUAÇÃO É QUE, APESAR DE JEFTÉ TER EXPOSTO SUA FILHA EM TROCA DE UMA VINGANÇA EMOCIONAL EM RELAÇÃO À FAMÍLIA QUE O REJEITARA, A BÍBLIA FALA QUE O SENHOR LHE DEU A VITÓRIA. JEFTÉ VENCEU A GUERRA! SERIA BEM MELHOR SE TUDO TIVESSE DADO ERRADO DE CARA E SUA FILHA ÚNICA PUDESSE TER SIDO POUPADA.
ASSIM SENDO, MUITAS VEZES ATÉ ACERTAMOS O INIMIGO, MAS ELE TAMBÉM NOS ACERTA E MAIS BEM ACERTADO DO QUE O ACERTAMOS. ISTO É O QUE DEFINE UMA RETALIAÇÃO. JEFTÉ GANHOU A GUERRA, MAS PERDEU A FILHA. ARRUINOU SEU LAR E EXTINGUIU SUA LINHAGEM. UM PREÇO DEPRIMENTE. NENHUM TIPO DE VITÓRIA COMPENSA A DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA!

4 comentários:

  1. isto é uma heresia sem precedente leia mais a Biblia.

    ResponderExcluir
  2. meu nome é flavio gomes: se existe esse negocia de retaliação o que foi que Jesus disse em lucas 10:19 en diante que nada vos causaria dano? qual base biblica para esta heresia? segunda a regra da teologia apelos tres passagens para confirmar isto. Esta doutrina ou sei lá o que é uma doutrina do zoroastrismo, hinduismo etc. temos que pregar a Palavra de Deus como ela é e não com misturas.

    ResponderExcluir
  3. meu nome é Adilson e também estou em acordo com o flávio, e faço minhas as palavras do Profeta Eliseu ao seu servo que estava paralizado ao ver no horizonte, as força do Inimigo.
    "Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu" (II Reis 6:17)

    ResponderExcluir
  4. Pois sabemos que em todas as coisas o senhor trabalha para o bem daqueles que o amam .E em todas as situações o senhor é vitorioso, ou seja já conquistou todas as vitorias para os seus filhos que são fieis e perseverantes.

    ResponderExcluir