sábado, 29 de maio de 2010

A PREPARAÇÃO DE UM LÍDER. EXTRAÍDO.

DESDE OS PRIMEIROS DIAS DOS QUAIS TEMOS REGISTRO O APÓSTOLO PAULO EXIBIU INCIPIENTES QUALIDADES DE LIDERANÇA QUE SE DESENVOLVERAM COM O CORRER DOS ANOS.
ALGUNS ESTUDOS REVELAM QUE PAULO ERA UM HOMEM SUJEITO AOS MESMOS SENTIMENTOS, VULNERÁVEL, AMÁVEL, CUJA VIDA FOI TRADUZIDA COMO EXTRAORDINÁRIA POR UMA FÉ MAIS QUE COMUM E POR UMA SUBMISSÃO SEM RESERVAS AO SEU SENHOR.
PAULO TEM SIDO CONSIDERADO O CRISTÃO MAIS BEM SUCEDIDO DO MUNDO, E SUA CARREIRA A MAIS ASSOMBROSA DA HISTÓRIA. PAULO POSSUÍA TODOS OS DONS, EM SEUS ESCRITOS ELE TEVE, ÊXITO EM COMUNICAR-SE COM O CRENTE HUMILDE COM A MESMA FACILIDADE QUE O FEZ COM FILÓSOFOS ERUDITOS. NAS REFERÊNCIAS AUTOBIOGRAFICAS EM SUAS CARTAS, PAULO TRAÇA UM QUADRO DE SI MESMO ANTES DA CONVERSÃO COMO UM CIDADÃO MORAL, BEM SUCEDIDO E LEGALISTA. SUA PERSONALIDADE COMPLEXA ERA UNIFICADA, PORÉM, POR UMA NOTÁVEL SINGULARIDADE DE PROPÓSITO. SUAS IMENSAS FORÇAS INTELECTUAIS TÊ-LO-IAM FEITO NOTÁVEL MESMO QUE ELE NÃO SE TIVESSE TORNADO CRISTÃO. DE TODOS OS APÓSTOLOS, SÓ PAULO FOI INTELECTUAL. QUASE TODOS OS DEMAIS APÓSTOLOS EXIBIRAM ALGUM DOM DISTINTO OU TRAÇO DE CARÁTER, MAS O CARÁTER DE PAULO APRESENTAVA TANTAS FACETAS QUE NELE TODAS ELAS PARECIAM AGLUTINAR-SE. PEDRO,POR EXEMPLO ERA EXTREMISTA, E ANDRÉ CONSERVADOR. EM PAULO AMBAS AS QUALIDADES ERAM EVIDENTES. ÀS VEZES ERA ARROJADO E IMPETUOSO COMO PEDRO, MAS QUANDO NECESSÁRIO, ELE SERIA CAUTELOSO QUANTO ANDRÉ. PAULO ERA CONSERVADOR NO QUE SE REFERIA À QUESTÃO DE PRINCÍPIO, MAS AO MESMO TEMPO ESTAVA PREPARADO PARA ADOTAR MÉTODOS RADICAIS PARA ATINGIR O SEU FIM.
ONDE O PRINCÍPIO ESTAVA CLARAMENTE EM JOGO, PAULO ERA INFLEXÍVEL E NÃO CEDIA, MESMO QUE A PESSOA ENVOLVIDA FOSSE O PRESTIGIOSO APÓSTOLO PEDRO.
QUANDO ESTAVA EM DISCUSSÃO O IMPORTANTISSÍMO PROBLEMA DA LIBERDADE CRISTÃ, PAULO DISSE AOS GÁLATAS: "Nem ainda por uma hora nos submeteremos para que a verdade do Evangelho permanecesse entre nós" (GÁLATAS 2:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário