quarta-feira, 2 de junho de 2010

A CONVERSÇAO DE PAULO. EXTRAÍDO.

O FATO DO ESPÍRITO SANTO FAZER QUE TRÊS RELATOS COMPLETOS E COMPLEMENTARES DA CONVERSÃO DE PAULO FOSSEM PRESERVADOS ATESTA A IMPORTÂNCIA DECISIVA QUE TEVE ESSE ACONTECIMENTO PARA A HISTÓRIA DA IGREJA.
FOI QUANDO PAULO PERCORRIA A ESTRADA DE DAMASCO NUMA INCURSÃO PERSEGUIDORA QUE O SENHOR SUBITAMENTE DETEVE OS PASSOS DO JOVEM FARISEU. ELE HAVIA TOMADO PARTE ATIVA NO APEDREJAMENTO DE ESTEVÃO (ATOS 22:20). TALVEZ TENHA SIDO ESTA DEMONSTRAÇÃO DE SEU ZELO PERSEGUIDOR QUE LEVOU O SINÉDRIO MAIS TARDE, A DESIGNÁ-LO COMO INQUISIDOR.
SEGUNDO SEU PRÓPRIO RELATO, PAULO EMPREENDEU SUA TERRÍVEL TAREFA COM INTENSIDADE FANÁTICA:"PERSEGUI ESTE CAMINHO ATÉ A MORTE, PRENDENDO E METENDO EM CÁRCERES, HOMENS E MULHERES, DE QUE SÃO TESTEMUNHAS O SUMO SACERDOTE E TODOS OS ANCIÕES.
DESDE QUE RECEBI CARTAS PARA IRMÃOS, E SEGUIA PARA DAMASCO, NO PROPÓSITO DE TRAZER MANIETADOS PARA JERUSALÉM OS QUE TAMBÉM LÁ ESTIVESSEM, PARA SEREM PUNIDOS" (ATOS 22.4-6). "MUITAS VEZES OS CASTIGUEI POR TODAS AS SINAGOGAS,OBRIGANDO-OS ATÉ A BLASFEMAR" ATOS 26:11).
PAULO RELATOU AO REI AGRIPA A EXPERIÊNCIA DEMOLIDORA E INESQUECÍVEL QUE TRANSFORMOU O PERSEGUIDOR NO PREGADOR (ATOS 26:13-14). O QUE DEIXOU PAULO ATORDOADO FOI QUE, QUANDO JESUS LHE APARECEU, NÃO O FEZ EM IRA E VINGANÇA, MAS EM AMOR ILIMITADO, INCONDICIONAL. FOI ISTO QUE ESFACELOU SUA ÚLTIMA OPOSIÇÃO E DERRETEU A DUREZA DE SEU CORAÇÃO INTRANSIGENTE.
NÃO FOI UM ÊXTASE, MAS UMA APARIÇÃO REAL E OBJETIVA DO CRISTO RESSURRETO E EXALTADO, VESTIDO DE SUA HUMANIDADE GLORIFICADA. PAULO CONVENCEU-SE DE IMEDIATO DE QUE CRISTO NÃO ERA UM IMPOSTOR (ATOS 9:4-8, MAS O MESSIAS DOS JUDEUS, ELE FICOU SABENDO QUE SÓ PODERIA HAVER UMA RESPOSTA: A VERDADEIRA CONVERSÃO, SEMPRE RESULTA EM RENDIÇÃO À VONTADE DE DEUS, POIS A FÉ SALVADORA IMPLICA EM OBEDIÊNCIA (ROMANOS 1:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário