terça-feira, 8 de junho de 2010

A NATUREZA TRÍPLICE DO HOMEM! EXTRAÍDO.

A NATUREZA TRÍPLICE DO HOMEM É:
1- ESPÍRITO - A DIMENSÃO DO HOMEM QUE LIDA COM ÂMBITO ESPIRITUAL. QUE CONHECE DEUS.
2- ALMA - A DIMENSÃO DO HOMEM QUE LIDA COM ÂMBITO MENTAL. O INTELECTO DO HOMEM.
3- CORPO - A DIMENSÃO DO HOMEM QUE LIDA COM ÂMBITO FÍSICO. SEU CORPO.

NÃO PENSE EM SI MESMO MERAMENTE COMO SER FÍSICO, MAS UM SER ESPIRITUAL QUE POSSUI UMA ALMA E HABITA EM UM CORPO.
A PRIMEIRA DIMENSÃO DO HOMEM O ESPÍRITO:
O ESPÍRITO DO HOMEM É A PARTE DELE QUE CONHECE DEUS. ELE ESTÁ NA MESMA CLASSIFICAÇÃO DE DEUS, PORQUE DEUS É ESPÍRITO, E O SENHOR CRIOU O HOMEM PARA TER COMUNHÃO COM ELE. DEUS CRIOU O SER HUMANO PARA SEU PRÓPRIO BENEPLÁCITO.
NA EPÍSTOLA DE PAULO À IGREJA EM TESSALÔNICA, PERCEBEMOS UM RELANCE DA NATUREZA TRÍPLICE DO HOMEM: "E O MESMO DEUS DE PAZ VOS SANTIFICA EM TUDO, E TODO O VOSSO ESPÍRITO, E ALMA, E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA A VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" (I Ts 5:23).
AS PALAVRAS CORAÇÃO E ESPÍRITO SÃO USADAS DE MODO INTERCAMBIÁVEL NAS ESCRITURAS. O CORAÇÃO DO HOMEM É O SEU ESPÍRITO.
PEDRO FALAVA A RESPEITO DO HOMEM INTERIOR DO CORAÇÃO. ELE ORDENAVA QUE NÃO NOS PREOCUPÁSSEMOS COM OS ADORNOS EXTERIORES (I Pe 3:4).
PAULO REFERIA-SE A ESSE HOMEM INTERIOR DE CORAÇÃO, DIZENDO QUE JAMAIS FICARÍAMOS MAIS VELHOS, POIS SABEREMOS MAIS AGORA QUE SABÍAMOS ANTES. NOSSOS CABELOS PODEM FICAR GRISALHOS, E PODEMOS ADQUIRIR ALGUMAS RUGAS, MAS NOSSO VERDADEIRO EU, NUNCA ENVELHECERÁ. PORQUE O HOMEM INTERIOR SE RENOVA DIA APÓS DIA (2 Co 4:16).
A CASA TERRESTRE A QUE PAULO SE REFERE (2 Co 5:1) É, NATURALMENTE, O CORPO FÍSICO.
AS ESCRITURAS, NO ENTANTO, INFORMAM-NOS QUE O HOMEM REAL É O HOMEM INTERIOR, O HOMEM INTERIOR DO CORAÇÃO. E ELE É UM SER ETERNO. ELE CONTINUARÁ VIVO MUITO TEMPO APÓS SUA CASA TERRESTRE TER VOLTADO AO PÓ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário