domingo, 6 de junho de 2010

EMOÇÕES E ADORAÇÃO - EXTRAÍDO.

DEUS NOS FEZ SERES EMOTIVOS E QUE TODA A ARTE HUMANA ENVOLVE PERCEPÇÃO E EXPRESSÃO EMOCIONAL, ENTÃO SERÁ IMPORTANTE EXAMINAR, POR UM OUTRO ÂNGULO, A RELAÇÃO ENTRE NOSSAS EMOÇÕES E NOSSA ADORAÇÃO.
A EXPRESSÃO ARTÍSTICA ENVOLVE BASICAMENTE EXPRESSÃO DO BELO À ADORAÇÃO, UMA VEZ QUE JAMAIS UM ADORADOR, POR PERDIDO QUE SE ENCONTRE, APRESENTA À DIVINDADE, QUALQUER QUE ELA SEJA, ALGO FEIO. TALVEZ CAIBA AQUI O PRINCÍPIO QUE SUSTENTA O COMANDO DE MOISÉS, EM DEUTERONÔMIO 6, DE AMAR A DEUS DE TODO O CORAÇÃO E DE TODA A ALMA. SÃO TERMOS QUE FALAM DAS EMOÇÕES DE INTENSIDADE, TAMBÉM DE INTEIREZA, PELA REPETIÇÃO DAQUELE "TODO".
DIFERENTE DOS DEUSES SEM VIDA, DOS ÍDOLOS, O NOSSO DEUS, EM CRISTO JESUS, ACRESCENTA AO MANDAMENTO A RACIONALIDADE: "DE TODO O ENTENDIMENTO". PARECE QUE NÃO BASTA AO DEUS VERDADEIRO, O CULTO, A OFERENDA OU O SACRIFÍCIO, QUANDO ACONTECEM SEM A COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS ENVOLVIDOS. PARA DEUS, É PRECISO QUE SAIBAMOS O QUE ESTAMOS FAZENDO, DE MODO A FAZERMOS QUE LHE AGRADA. CABE BUSCAR HARMONIA ENTRE O QUE OFERECEMOS E O QUE VERDADEIRAMENTE AGRADA AO SENHOR, NO ÂMBITO DE NOSSAS EMOÇÕES, POR SEREM FONTE PODEROSA DE ERROS E ACERTOS.
A RECOMENDAÇÃO DE JESUS DE QUE NOSSO AMOR À DEUS SE DÊ DE TODO O NOSSO ENTENDIMENTO HÁ DE RECAIR, PORTANTO, TAMBÉM SOBRE A QUALIDADE AFETIVA DO BELO QUE APRESENTAMOS AO SENHOR. ESSA DISSOCIAÇÃO ENTRE OS ATOS E O CORAÇÃO É TÃO COMUM ENTRE OS SERES HUMANOS QUE TODOS NÓS APRENDEMOS A IDENTIFICÁ-LA. O PAI DISTINGUE CLARAMENTE QUANDO UM FILHO É SINCERO. A MÃE PERCEBE, MAS QUE NINGUÉM, OS TORTUOSOS CAMINHOS QUE SEPARAM O CORAÇÃO DOS LÁBIOS, DAS ATITUDES E DAS AÇÕES DE UM FILHO.
QUE SOLUÇÃO VIA JESUS PARA INCOERÊNCIA DOS FARISEUS E ESCRIBAS? QUE REMÉDIO PROPUNHA O SENHOR, POR INTERMÉDIO DE ISAÍAS, AO DIZER: "VINDE E ARRAZOEMOS"? COM CERTEZA: "deixem a razão lhes falar, vamos raciocinar juntos".
EM MATEUS, JESUS PROSSEGUE EM SUA DEFESA, REVELANDO QUE A INCOERÊNCIA, NA VERDADE, É APARENTE. AO ENSINAR O POVO, DIZENDO QUE O QUE CONTAMINA O HOMEM NÃO É O QUE ENTRA PELA BOCA, MAS O QUE DELA SAI, PORQUE PROVÉM DO CORAÇÃO, JESUS PASSA A MOSTRAR QUE HÁ, SIM, UMA TERRÍVEL E SECRETA COERÊNCIA ENTRE A BOCA (REPRESENTANDO AS ATITUDES HUMANAS) E O CORAÇÃO (REPRESENTANDO A FONTE DE NOSSAS EMOÇÕES). JESUS CONCLUI SEU ENSINAMENTO DIZENDO QUE DEUS SEMPRE VÊ A VERDADE, E QUE ESSA VERDADE, QUE É A VERDADEIRA LIGAÇÃO ENTRE O CORAÇÃO E A BOCA, PODE ESTAR ADORANDO A DEUS OU NÃO.
JAMAIS CONSEGUIREMOS ADORAR APENAS COM A MENTE, POIS, EMBORA ELA NOS DÊ DIREÇÃO, NÃO TEM A ENERGIA E INSPIRAÇÃO. ADORAR COM TODO O ENTENDIMENTO REQUER O DISCERNIMENTO DO NOSSO CORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário