terça-feira, 1 de junho de 2010

HERANÇA E TREINAMENTO 2a PARTE. E\TRAÍDO.

POR VOLTA DOS 15 ANOS, PAULO TERIA EMPREENDIDO A VIAGEM A JERUSALÉM, ONDE MORARIA COM SUA IRMÃ (ATOS 23:16). PARECE QUE ALGUNS DE SEUS PARENTES HAVIAM ABRAÇADO O CRISTIANISMO ANTES DELE (ROMANOS 16:7). EM JERUSALÉM PAULO TERIA ASSISTIDO AOS EMOCIONANTES CULTOS NO TEMPLO E TERIA OBSERVADO COM REVERÊNCIA OS SACERDOTES OFICIANTES E A FUMAÇA QUE SUBIA DO ALTAR DO SACRIFÍCIO.
PAULO TEVE O PRIVILÉGIO DE SER INSTRUÍDO POR GAMALIEL, QUE ERA CHAMADO "A FORMOSURA DA LEI". ESSE ERUDITO E NOTÁVEL RABINO ERA UM DOS SETE DOUTORES DA LEI AOS QUAIS ERA CONFERIDO O HONROSO TÍTULO DE "RABÔNI". DELE,PAULO APRENDERIA SINCERIDADE E HONESTIDADE DE JULGAMENTO, E DISPOSIÇÃO PARA ESTUDAR E USAR AS OBRAS DE AUTORES GENTIOS. FOI GAMALIEL QUE ACONSELHOU MODERAÇÃO QUANDO A MULTIDÃO QUIS MATAR PEDRO E AOS DEMAIS APÓSTOLOS (ATOS 5:34 A 39).
PAULO ACADEMICAMENTE FALANDO FEZ PROGRESSO ESPETACULAR, ULTRAPASSANDO SEUS COLEGAS DE ESCOLA. ELE ERA "ZELOSO PARA COM DEUS", E "EXTREMAMENTE ZELOSO DAS TRADIÇÕES DE SEUS PAIS". É QUASE CERTO QUE PAULO FOSSE MEMBRO DO SINÉDRIO, A SUPREMA CORTE LEGAL E CIVIL DOS JUDEUS. O PRÓPRIO PAULO DIZ TER SIDO UM DOS JUÍZES QUE VOTARAM A FAVOR DA MORTE DOS CRISTÃOS (ATOS 26:10).
PODEMOS DISCERNIR COM CLAREZA A MÃO CONTROLADORA DE DEUS PREPARANDO-O PARA A LIDERANÇA NAS VANTAGENS QUE PAULO USUFRUIU COMO RESULTADO DA HERANÇA E DO AMBIENTE QUE VIVEU. SUA HABILIDADE DE FABRICAR TENDAS NÃO PERMITIU QUE ELE FOSSE UM PESO FINANCEIRO ÀS IGREJAS QUE SURGIAM. E AS PRESSÕES QUE AS OBRIGAÇÕES ECONÔMICAS MUITAS VEZES GERAVAM ERAM RESOLVIDAS.
ISTO LHE PERMITIA A LIBERDADE DE ACONSELHAR OU REPROVAR, O QUE TERIA SIDO MUITO MAIS DIFÍCIL CASO ELE DEPENDESSE FINANCEIRAMENTE DAS IGREJAS.
NA MAIORIA DAS VEZES, PAULO NÃO TINHA UM LUGAR APROPRIADO NO QUAL PREGAR. ELE FOI CONSIDERADO UM PERIGOSO CRIADOR DE PROBLEMAS, E AS SINAGOGAS FECHARAM-LHE AS PORTAS.
MUITAS VEZES PARA SE SUSTENTAR E SUSTENTAR OS OUTROS TAMBÉM, PAULO TINHA QUE TRABALHAR DURO NOITE E DIA (2 CORÍNTIOS 10:10). PAULO TRABALHAVA SOB CONSTANTE PRESSÃO, SEM CONTUDO, DEIXAR-SE AFUNDAR (2 TIMÓTEO 1:15 - 2 CORÍNTIOS 23-28).
ESSA CARGA INSUPORTÁVEL TERIA ESMAGADO UM HOMEM QUE NÃO HOUVESSE DOMINADO O SEGREDO DE LANÇAR SUAS ANSIEDADES SOBRE O SENHOR, POR UM LADO, E POR OUTRO, APROPRIAR-SE DA MAIS SUFICIENTE GRAÇA DIVINA.
A ATITUDE DO APÓSTOLO PAULO PARA COM ESSAS DESVANTAGENS ERA EXEMPLAR, E TEM MUITO QUE ENSINAR A TODOS OS QUE SE ACHAM EM POSTOS DE LIDERANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário